terça-feira, 9 de setembro de 2008

VI - En tu estime el món - (II)

As primeiras canções de amor e ausência são um acto notarial de namoro e contactam já com Ausiàs March, especialmente com "Veles e vents". Como que, uma vez encetada a relação, Annalisa viajará a Itália muitas vezes, para ver a família, Raimon continuará a alimentar a covalência poética "amor-distância", que atinge a sua máxima expressão em "Com un puny", canção, curiosamente, construída mais em paralelo à versificação de Ausiàs March, mas disso falaremos mais adiante. De qualquer forma, a distância evocada em "Com un puny" - e em "T'ho devia", "Quan te'n vas", "L'unica seguretat" - é diferente da de "Si un dia vols" - e da de "No sé com" e "En el record encara" -; enquanto que em "Com un puny" há a certeza do regresso, em "Si un dia vols" Raimon quase grita na angústia da incerteza.

Raimon esforça-se para tornar a relação possível. Cartas e uma viagem em cima do joelho, o último trunfo, quando se acaba o serviço militar. Vai a Roma expressamente para ver Annalisa, mas regressa sem atingir o resultado esperado. O tempo passa e quando está a dar por mortas as expectativas que lhe restavam, Annalisa responde. Encontram-se num lugar idóneo para estas questões, Paris, em Junho de 1966. E casam-se dois meses depois. Queriam fazê-lo por civil, mas a papelada era complicada e obrigava-os a uma apostasia oficial. Raimon não é crente, mas sempre respeitou e não quer passar por aquilo. Casa-os um capelão amigo de curso de Annalisa, numa cerimónia breve.

Em Les Hores Guanyades, com a sua extraordinária capacidade de síntese, posta à prova canção a canção, Raimon descreve tudo aquilo, um autêntico big bang semtimental, com uma enorme poupança enérgica de palavras:

Em Março ou Abril de 1966, e de Paris, escrevi-lhe, numa última tentativa e com a ideia resignada que tinha conhecido a mulher que me tinha feito homem entre os homens, mas que não tinha sido possível. Com grande e agradável surpresa, responde-me e ficámos a viver juntos em Paris, em Junho. Ela chegou e decidimos viver juntos. Casámo-nos em Agosto de 1966. Desde então ficámos inseparáveis e amámo-nos muito. Amamo-nos muito e compreendemo-nos.

Passaram praticamente quarenta anos e tudo continua como dantes. Uma história pouco vulgar, recolhida nas canções de amor, todas elas pensadas para a mesma mulher. Foram as primeiras que quis gravar ao elaborar a obra completa. Era um projecto insólito e inédito nos anais da cançó, e desbravar caminhos não é fácil e, ainda por cim, é insegura. Raimon não sabia se podia chegar a terminá-la e, não fosse o caso, assegurou-se de que os temas não se tinham composto sem Annalisa ficassem prontos.

Annalisa é fundamental na vida de Raimon, e na sua obra, não só na inspirada directamente nela. Annalisa deixa o seu país e o seu meio e empenha a sua criatividade profissional para que o artista cresça. É muito mais que o que, neste campo, se conhece como mánager; supera este termo por cima, porque tem capacidade de decisão estratégica sobre a abordagem da carreira do cantor, e passa por baixo, porque tem a responsabilidade das coisas mais simples que alguns mánagers não têm de fazer, desde o acompanhamento nas actuações menos espectaculares até à aprovação final das equipas de som. Annalisa, uma todo-o-terreno, faz tudo. A defesa dos interesses de Raimon também lhe requereu não fazer sempre boa cara nem assentir por sistema, e, como Annalisa é culta e educada, e tem formação em Direito, mas é irredutível como os gauleses de Asterix quando os seus interlocutores interpretam os papeis dos romanos!, e é encarada pelos que apenas a conhecem superficialmente como uma pessoa de dureza.

Mas nos momentos mais difíceis desta relação não foram os profissionais, que os houve, porque são ambos obstinados na hora de defender aquilo em que acreditam. Sem qualquer espécie de dúvida, o pior momento foi a doença de Annalisa, longa e com momentos complicados, que felizmente superou. Raimon mudou os seus hábitos, até aprendeu a conduzir ,apesar de detestar o volante, e procurou sempre que Annalisa tivesse companhia, as mínimas preocupações para lá das inevitáveis da saúde, e as máximas distracções e as pequenas satisfações quotidianas.

Sem comentários: